quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Informe da Assembleia da Rede Municipal de 11 de dezembro de 2013



A assembleia da rede municipal aconteceu ontem (11) na sede do SEPE e começou com os informes gerais.

Algumas escolas já estão fazendo a escolha de turmas com base na lei que determina que 1/3 da carga horária seja reservada ao planejamento, em outras, contudo, isso não acontece e é necessária que os profissionais alertem a direção e a supervisão sobre seu cumprimento.

Sobre a reunião do Conselho municipal de Educação da qual participaram os membros do Conselho do FUNDEB, foi falado que as verbas devem chegar a 150 milhões de reais e que 75% da verba é usada para pagar salário. O SEPE destacou que é preciso ficar claro em que momento isso aconteceu e que os profissionais não foram informados desse “acréscimo”, ou seja, ao que parece a PMCG simplesmente passou a usar o FUNDEB para pagar parte do salário que cabia a mesma e não representou, de fato, um acréscimo no salário dos profissionais da educação.
 
Sobre a Comissão do Plano de Carreira, que se reúne toda terça e quintas-feiras, foram dados informes sobre as propostas que o SEPE tem apresentado. O SEPE chamou a atenção para a necessidade da discussão prévia com a categoria e vai elaborar um documento específico sobre o andamento da elaboração do plano, que precisa ser votado até março, pois 2014 é ano eleitoral e há prazos para que o plano possa entrar em vigor.

 
Na última audiência com a secretária ficou acordado reunião para discutir o Profuncionário, que é o curso de formação para os funcionários administrativos (merendeira, porteiro, vigia e outros), para garantir a habilitação e certificação dos mesmos.

A assembleia decidiu que o SEPE vai continuar fazendo parte da comissão e que é preciso mobilização para que seja ampliada a participação da categoria. A próxima assembleia no próximo ano em data a ser definida.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Processo seletivo para diretores de escolas da rede municipal: Fique atento

O SEPE quer garantir que o processo seletivo seja democrático, que o voto seja garantido e a vontade dos eleitores respeitada.

As chapas irregulares inscritas fora do período previsto no edital devem ser denunciadas.É preciso ficar alerta para as possíveis irregularidades.O SEPE terá diretores de plantão no dia 9 de dezembro e para isso disponibilizamos os números de celulares para que qualquer profissional da educação possa entrar em contato.

Vamos à luta! Votar é um direito, não aceite coerção! Na dúvida, entre em contato com um diretor do SEPE:

Sede do Sepe:
Fixos: 2735-2406 / 2734-6883

Celulares: 98821-0206 / 99837-2687

Diretores do Sepe:
Ana Marina Lacerda – 98819-1714
Ângela Barbosa – 98841-2691
Carlos Santafé - 98819-1725
Cristini Marcelino – 98841-2697
Edson Braga – 98819-1724
Eduardo Peixoto – 98819-1731
Juvenil Marque – 98819-1761
Norma Dias – 98819-1728
Regina Paula – 98821-0207
Ruth do Rosário – 98819-1718
Sandrelene Antunes – 98819-1713
Sandro Fabiano – 98841-2698
Silvana Nascimento – 98841-2692

Audiência sobre o remanejamento dos servidores de seus lugares de origem foi positiva para a categoria.


O Departamento Jurídico informa que a audiência sobre o remanejamento dos servidores de seus lugares de origem foi positiva para a categoria.
O SEPE precisa apresentar com a máxima urgência – até o dia 18 de dezembro- uma relação com o nome dos servidores movimentados compulsoriamente e prejudicados com a remoção. Precisamos dos seguintes dados:

*Nome do servidor
 *Local de origem de cada servidor
 *Local de destino para onde foi remanejado
 *Data
*Empresa que estaria suprindo sua vaga
 Se este for seu caso ou de um colega de escola entre em contato com a Secretaria de Funcionários do SEPE :

Sede do Sepe: 
Fixos: 2735-2406 / 2734-6883 
Celulares: 98821-0206 / 99837-2687


Endereço: Praça São Salvador, 41.Edifício Ninho das Águias (ACIC), 5ºandar, Sala 513.


sábado, 30 de novembro de 2013

Parecer Do SEPE sobre o processo seletivo para direção da Rede Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes



Entendemos que a eleição para diretor de escola é um dos diversos componentes da “gestão democrática do ensino público”, devendo ser implementada uma estrutura jurídico-administrativa representativa dos diversos segmentos da comunidade escolar. Entretanto, essa constitui também elemento indispensável para a garantia da gestão democrática do ensino público, não se podendo falar em democracia, no atual sistema constitucional, sem 
levar em conta os seus aspectos direto e representativo, tais como preconizados pelo art. 1º, que trata do Estado Democrático de Direito, bem como em seu parágrafo único, que afirma que a soberania popular será exercida mediante representantes eleitos ou diretamente, nos termos regulamentados pela própria Constituição no artigo 14 e seus incisos.

A soberania popular também deve ser exercida na gestão da escola pública, por expressa determinação constitucional de gestão democrática do ensino público, e por essa razão a eleição para diretor de escola e para os conselhos escolares é indispensável para a concretude do Estado Democrático de Direito.

É preciso reconhecer que a gestão democrática é um processo sempre inacabado e que os limites são enormes. Eles se encontram na própria estrutura do sistema educacional (vertical), e no autoritarismo que sempre o impregnou, no tipo de liderança que tradicionalmente domina a atividade política brasileira, nas próprias pessoas com pequena experiência de democracia e na mentalidade que atribui aos técnicos a capacidade de governar, e considerando o povo incapaz de exercer o governo de qualquer coisa.

A Lei 8493/2013 NÃO ATENTE A QUALQUER PRINCÍPIO RELATIVO Á GESTÃO DEMOCRÁTICA. 
Pior, revela ardil, porque retrata mais um pouco do que já existe – resta mantida a estrutura vertical que a LDB pretende dar fim. Assim afirma-se porque a efetivação da gestão democrática na educação dá-se exclusivamente através da prevalência de decisões colegiadas nos órgãos dos sistemas de ensino e nas instituições de educação. A Lei ideal democratiza o acesso às funções de direção, conjugando mérito e desempenho e amplia a participação das comunidades escolar e dos educadores.Uma prova clara e inequívoca desta afirmação é o prazo concedido para inscrições, qual seja, de 21 a 25 de novembro de 2013 – APENAS 03 (três) dias úteis para a inscrição e providenciar o extenso rol de documentos exigidos. E mais no seguinte contexto histórico e cronológico, dia 21/11 (quinta-feira) sucedeu o feriado estadual do dia da Consciência Negra, dia 23 e 24/11 recaíram num sábado, restando tão somente o dia 25/11 (segunda-feira) como último dia de inscrição. Por óbvio, não foi por acaso, restou excludente, vergonhosa e imoral, para se dizer, 
no mínimo da atitude do governo municipal. 

No mais, restam mantidos (como sempre) a possibilidade, para não dizer a certeza, de exclusão de chapas por critérios subjetivos haja vista que NÃO É ASSEGURADA A PARTICIPAÇÃO DOS ATORES PRINCIPAIS – Professores, alunos, pais e responsáveis e sindicato 
nas etapas posteriores à apuração dos votos. Vejamos: primeiro, qualquer professor (de qualquer rede porque a preferência é pela rede municipal, tão só)pode se candidatar (vontade única da administração com o objetivo de assegurar os seus apadrinhados e apaniguados), a verificação acerca da experiência do candidato é exclusiva da administração (Comissão composta exclusivamente por membros no núcleo central e de gestão da Administração Municipal) e, por fim a análise do plano de gestão (etapa eliminatória) também é feita exclusivamente por membros no núcleo central e de gestão da Administração Municipal, ou seja, à comunidade escolar não é dado o direito de discutir qual seria o melhor plano de gestão.

No mais, não há como identificar-se ilegalidades (salvo pela citação do artigo da Constituição Federal e da LDB) na norma e no edital porque eles refletem integralmente a vontade da administração, tão só. 

Prevalece a vontade da administração. Prevalece a prerrogativa de nomeação e exoneração. Prevalece o direcionamento, para não dizer a chibata da administração em determinar como, quando, onde, de que forma e porque deve se posicionar a educação municipal, o que, com todo respeito nada tem a ver com gestão democrática.

Por fim, a título de registro, o item 5.2 do Edital do processo seletivo que se encontra em andamento, assegura, na composição da mesa eleitoral, a participação de “1 (um) representante do Sindicato da Categoria dos Professores”, bem como no item 5.2.1., que este representante do Sindicato da Categoria dos Professores será facultativo

.Em conclusão, o nosso entendimento preliminar é no sentido de que a Lei Municipal de Campos dos Goytacazes nº 8493/2013 e o respetivo edital que deflagra o processo seletivo para preenchimento dos cargos de diretor e vice-diretor de escola em nada contribuem ou fortalecem a gestão democrática, uma vez que tais éditos persistem na prevalência da vontade da administração pública municipal sobre a vontade dos seus administrados, o que não encontra eco ou reflete o Comando inserido no artigo 206, VI da Constituição Federal e no artigo 3º, VIII e artigo 14 da LDB, este que prevê que, “ Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.”

A SMECE encaminhou ofício ao SEPE no dia 27/11, para que indicássemos um nome da direção do SEPE para acompanhar o processo das eleições nas escolas da rede municipal. A Direção deste núcleo entende que não deve avalizar um processo para o qual não foi convidada a participar da sua concepção e do qual discorda em vários aspectos pontuais, não considerando o processo efetivamente democrático. Contudo, o SEPE vai fiscalizar o processo e apoiará as escolas onde as comunidades organizadas necessitem de mobilização para que o respeito a votação seja observado.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Informes da última reunião do Conselho Municipal de Educação

Aconteceu ontem, 27 de novembro, às 9h, reunião do Conselho Municipal de Educação. O SEPE tem assento no CME e trava discussões em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
A seguir alguns informes da reunião.

- FUNDEB: Havia sido convocada para hoje uma reunião com o Conselho do FUNDEB, a conselheira Margarete Almeida, porém enviou atestado médico justificando sua ausência.


-Contratados do processo seletivo simplificado: A secretária apresentou os memorandos justificando que os contratados para vagas reais ficarão até a chamada dos concursados que, segundo ela, se dará no início de dezembro. Disse que haverá outra chamada em janeiro.


-Corte da regência: A secretária diz que o corte não ocorrerá quando o professor apresentar atestado de três dias e nem em caso de licença-maternidade.


- Aprovação da lei que garante psicólogos e assistentes sociais nas escolas: O SEPE inquiriu sobre o novo concurso, a secretária afirmou que não há nenhum concurso previsto e que haveria um impasse judicial em relação aos assistentes sociais.

- Licença-prêmio: Segundo a secretária, a chamada dos novos concursados permitiu a liberação das licenças de quem havia requerido.



-Enquadramento por formação: O prazo para requerer o enquandramento por formação vai até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro.

-O Ministro da educação,Aloizio Mercadante, anunciou a construção de dezessete creches que atualmente funcionam em casas alugadas. Mercadante também garantiu a verba para vinte e sete salas multifuncionais.

-Próximos concursos previstos para 2014:
* Assistente de turma ( formação necessária: ensino médio e curso de auxiliar de enfermagem)
*Inspetor de alunos
*Professor de ensino religioso

SEPE solicita dois representantes de base em comissão do plano de carreira

Conforme decisão da última assembleia, o SEPE enviou ofício à SMECE solicitando a inclusão do nome de dois representantes da base da categoria na Comissão para Avaliação e Revisão do Plano de Cargos e Salários do Magistério.

A secretária negou a inclusão. Abaixo os dois ofícios.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Conheça os detalhes das deliberações da última assembleia do SEPE


A assembleia do SEPE realizada no último dia 13 de novembro, no STAECNOM deliberou sobre várias questões da rede municipal.

A seguir os informes e os detalhes das deliberações votadas e aprovadas pela categoria:

-A luta pela unificação do plano de cargos e salários dos profissionais da educação- funcionários administrativos, merendeiras, porteiros, vigias, assistentes sociais, psicólogos, animadores culturais, inspetores de alunos, etc.- elegendo dois representantes da base para compor  a comissão do SEPE  para participar das reuniões na Secretaria de Educação que discute a revisão do plano. O SEPE já encaminhou ofício com os dois nomes da base indicados na assembleia.

- Ajuizar ação para garantir o cumprimento TOTAL  da Lei 11738/2008, já que em audiência no dia 25 de outubro passado, a Secretária de Educação se comprometeu implementá-la parcialmente até o início do próximo ano letivo.

-Em relação às ameaças que alguns professores estão sofrendo por parte de diretores de escolas em relação ao abono e corte da regência, a reunião ordinária da Câmara de Legislação, Planejamento e Normas e a Câmara do Ensino Fundamental ocorrida no dia 13 de novembro no Conselho Municipal de Educação, a posição do Conselho e da vereadora Auxiliadora Freitas foi de que legalmente o abono está protegido. O corte só ocorrerá quando o professor tirar licença. Encaminhamos no dia 19 de novembro ofício à Secretaria de Educação pedindo esclarecimentos.

- O Departamento jurídico do SEPE está analisando a lei que trata da eleição de direção de escolas para fazer os possíveis questionamentos judiciais.
-Em relação à proposta de piso salarial, o SEPE encaminhou um pedido de estudo ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos) para analisar as perdas salariais dos últimos anos e o aumento salarial para 2014.

-Implementar a Educação do Campo obedecendo os princípios e demandas que o setor requer.
- FUNDEB: O SEPE cobrou no Conselho Municipal de Educação esclarecimentos sobre o FUNDEB  o CME se comprometeu a convocar o Conselho do Fundeb para prestar contas em reunião.

A próxima assembleia está marcada para o dia 11 de dezembro, às 17:30 na sede do SEPE, Edifício Ninho das Águias, 5 º andar, salas 513/514. Telefone 2735-2706.
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE CAMPOS

A direção do SEPE/Campos vem reafirmar que o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, também representante da Rede Municipal, ao longo de sua história, nunca fugiu à luta e se pauta pela perspectiva do diálogo e da democracia, na defesa da qualidade da educação e valorização profissional.


 Para ler o documento na íntegra acesse o link abaixo.

http://issuu.com/sepecampos/docs/1___carta_aberta_aos_profissionais_/0

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Comunicado da Direção do SEPE

Comunicamos que em nossa última reunião de direção do SEPE realizada no dia 20 de setembro de 2013, na qual estiveram presentes treze diretores, decidimos dar continuidade, em separado às negociação de nossa pauta, iniciada na audiência do dia 23 de julho de 2013 junto a secretaria municipal de educação, já que o Movimento Educadores de Campos em Luta inicialmente, através de um ofício solicitava que fossem acrescidas três pessoas à Comissão de Negociação retirada em reunião da diretoria do SEPE, com representação de todas correntes que formam a respectiva direção,concordamos com a solicitação. Posteriormente, porém,exigiram que só poderiam fazer parte da comissão de negociação pelo SEPE os diretores escolhidos pelo Movimento. Diante dessa imposição de interferência, nada democrática, decidimos (oito diretores votaram favoráveis à proposta, quatro foram contra e um se absteve) continuar a negociação separada do movimento como vínhamos fazendo.

 Campos dos Goytacazes, 23 de setembro de 2013. 

Direção do SEPE, Núcleo Campos dos Goytacazes.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Assembleia da Rede Estadual - 19 de Setembro de 2013


Na Assembleia da Rede Estadual de hoje (19) realizada na sede do Sepe-Campos houve avaliação da greve nas escolas estaduais de Campos; foi definido um comando de greve formado por diretores do Sepe e membros da base, o comando se reunirá na próxima segunda-feira às 10h na sede do Sepe-Campos; e foi aprovada uma proposta de envio massivo de e-mails para deputados estaduais no dia 21 de setembro entre 8h e meio-dia. A pauta a ser enviada é a seguinte:

O QUE REIVINDICA A REDE ESTADUAL
1 – Reajuste de 28%;
2 – Melhores condições de trabalho;
3 – 30 horas semanais para funcionários;
4 – Democracia nas escolas – eleição para
diretor de escola;
5 – Fim do plano de metas e do projeto
Certificação;
6 – A derrubada do veto do governador Sérgio
Cabral ao artigo do Projeto de Lei 2.200, que
garante uma matrícula de professor em apenas

uma escola.

Os endereços de e-mails dos deputados estão disponíveis abaixo:

PSDB

Gerson Bergher - gersonbergher@alerj.rj.gov.br 
Lucinha - lucinha@alerj.rj.gov.br 
Luiz Paulo - luizpaulo@alerj.rj.gov.br 


PMDB
Bernardo Rossi - bernardorossi@alerj.rj.gov.br 
Chiquinho da Mangueira - chiquinhodamangueira@alerj.rj.gov.br 
Domingos Brazão - domingosbrazao@alerj.rj.gov.br 
Edson Albertassi - edsonalbertassi@alerj.rj.gov.br 
Graça Matos - gracamatos@alerj.rj.gov.br
Nelson Gonçalves - nelsongoncalves@alerj.rj.gov.br
Paulo Melo - paulomelo@alerj.rj.gov.br
Pedro Augusto - pedroaugusto@alerj.rj.gov.br
Pedro Fernandes  - pedrofernandes@alerj.rj.gov.br
Roberto Dinamite - robertodinamite@alerj.rj.gov.br 
Rosenverg Reis - rosenvergreis@alerj.rj.gov.br 


PSB
Armando José - armandojose@alerj.rj.gov.br
Dr. Gotardo - drgotardo@alerj.rj.gov.br
Marcelo Simão - marcelosimao@alerj.rj.gov.br
Rafael do Gordo - rafaeldogordo@alerj.rj.gov.br
Ricardo da Karol - ricardodakarol@alerj.rj.gov.br


PT
André Ceciliano - andrececiliano@alerj.rj.gov.br 
Cida Diogo - cidadiogo@alerj.rj.gov.br 
Gilberto Palmares - gilbertopalmares@alerj.rj.gov.br 
Inês Pandeló - inespandelo@alerj.rj.gov.br 
Nilton Salomão - niltonsalomao@alerj.rj.gov.br
Robson Leite - robsonleite@alerj.rj.gov.br 


PC do B
Enfermeira Rejane - enfermeirarejane@alerj.rj.gov.br 


PV
Aspásia Camargo - aspasiacamargo@alerj.rj.gov.br 
Xandrinho - xandrinho@alerj.rj.gov.br 


PT do B
Marcos Abrahão - marcosabrahao@alerj.rj.gov.br 


PP
Dionisio Lins - dionisiolins@alerj.rj.gov.br 
Flávio Bolsonaro - flaviobolsonaro@alerj.rj.gov.br 


PDT
Andreia Busatto - andreiabusatto@alerj.rj.gov.br 
Bebeto - bebeto@alerj.rj.gov.br
Bruno Correia - brunocorreia@alerj.rj.gov.br
Jânio Mendes - janiomendes@alerj.rj.gov.br 
Luiz Martins  - luizmartins@alerj.rj.gov.br 
Marcio Panisset - marciopanisset@alerj.rj.gov.br
Paulo Ramos - pauloramos@alerj.rj.gov.br
Ricardo Abrão - ricardoabrao@alerj.rj.gov.br 


PPS
Comte Bittencourt - comtebittencourt@alerj.rj.gov.br
Dr. José Luiz Nanci - drjoseluiznanci@alerj.rj.gov.br 


PTN
Geraldo Moreira da Silva - geraldomoreira@alerj.rj.gov.br 


PSC
Coronel Jairo - coroneljairo@alerj.rj.gov.br 
Márcio Pacheco - marciopacheco@alerj.rj.gov.br
Marco Figueiredo - marcofigueiredo@alerj.rj.gov.br 


PSL
Átila Nunes - atilanunes@alerj.rj.gov.br 


PR
Altineu Cortes - altineucortes@alerj.rj.gov.br
Clarissa Garotinho - clarissagarotinho@alerj.rj.gov.br 
Geraldo Pudim - geraldopudim@alerj.rj.gov.br 
Samuquinha - samuquinha@alerj.rj.gov.br


PSDC
Carlinhos Moutinho - carlinhosmoutinho@alerj.rj.gov.br 
João Peixoto - joaopeixoto@alerj.rj.gov.br 


PRB
Alexandre Correa - alexandrecorrea@alerj.rj.gov.br 
Rosangela Gomes - rosangelagomes@alerj.rj.gov.br 


PSOL
Janira Rocha - janirarocha@alerj.rj.gov.br
Marcelo Freixo - marcelofreixo@alerj.rj.gov.br 


PRTB
Waguinho - waguinho@alerj.rj.gov.br 


PSD
André Corrêa - andrecorrea@alerj.rj.gov.br 
Dica - dica@alerj.rj.gov.br 
Fábio Silva - fabiosilva@alerj.rj.gov.br 
Graça Pereira - gracapereira@alerj.rj.gov.br 
Hélcio Ângelo - helcioangelo@alerj.rj.gov.br 
Iranildo Campos - iranildocampos@alerj.rj.gov.br
Marcos Soares - marcossoares@alerj.rj.gov.br 
Myrian Rios - myrianrios@alerj.rj.gov.br
Roberto Henriques - robertohenriques@alerj.rj.gov.br
Samuel Malafaia - samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br 
Thiago Pampolha - thiagopampolha@alerj.rj.gov.br
Wagner Montes - wagnermontes@alerj.rj.gov.br 


PEN
Edino Fonseca - edinofonseca@alerj.rj.gov.br