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sábado, 30 de novembro de 2013

Parecer Do SEPE sobre o processo seletivo para direção da Rede Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes



Entendemos que a eleição para diretor de escola é um dos diversos componentes da “gestão democrática do ensino público”, devendo ser implementada uma estrutura jurídico-administrativa representativa dos diversos segmentos da comunidade escolar. Entretanto, essa constitui também elemento indispensável para a garantia da gestão democrática do ensino público, não se podendo falar em democracia, no atual sistema constitucional, sem 
levar em conta os seus aspectos direto e representativo, tais como preconizados pelo art. 1º, que trata do Estado Democrático de Direito, bem como em seu parágrafo único, que afirma que a soberania popular será exercida mediante representantes eleitos ou diretamente, nos termos regulamentados pela própria Constituição no artigo 14 e seus incisos.

A soberania popular também deve ser exercida na gestão da escola pública, por expressa determinação constitucional de gestão democrática do ensino público, e por essa razão a eleição para diretor de escola e para os conselhos escolares é indispensável para a concretude do Estado Democrático de Direito.

É preciso reconhecer que a gestão democrática é um processo sempre inacabado e que os limites são enormes. Eles se encontram na própria estrutura do sistema educacional (vertical), e no autoritarismo que sempre o impregnou, no tipo de liderança que tradicionalmente domina a atividade política brasileira, nas próprias pessoas com pequena experiência de democracia e na mentalidade que atribui aos técnicos a capacidade de governar, e considerando o povo incapaz de exercer o governo de qualquer coisa.

A Lei 8493/2013 NÃO ATENTE A QUALQUER PRINCÍPIO RELATIVO Á GESTÃO DEMOCRÁTICA. 
Pior, revela ardil, porque retrata mais um pouco do que já existe – resta mantida a estrutura vertical que a LDB pretende dar fim. Assim afirma-se porque a efetivação da gestão democrática na educação dá-se exclusivamente através da prevalência de decisões colegiadas nos órgãos dos sistemas de ensino e nas instituições de educação. A Lei ideal democratiza o acesso às funções de direção, conjugando mérito e desempenho e amplia a participação das comunidades escolar e dos educadores.Uma prova clara e inequívoca desta afirmação é o prazo concedido para inscrições, qual seja, de 21 a 25 de novembro de 2013 – APENAS 03 (três) dias úteis para a inscrição e providenciar o extenso rol de documentos exigidos. E mais no seguinte contexto histórico e cronológico, dia 21/11 (quinta-feira) sucedeu o feriado estadual do dia da Consciência Negra, dia 23 e 24/11 recaíram num sábado, restando tão somente o dia 25/11 (segunda-feira) como último dia de inscrição. Por óbvio, não foi por acaso, restou excludente, vergonhosa e imoral, para se dizer, 
no mínimo da atitude do governo municipal. 

No mais, restam mantidos (como sempre) a possibilidade, para não dizer a certeza, de exclusão de chapas por critérios subjetivos haja vista que NÃO É ASSEGURADA A PARTICIPAÇÃO DOS ATORES PRINCIPAIS – Professores, alunos, pais e responsáveis e sindicato 
nas etapas posteriores à apuração dos votos. Vejamos: primeiro, qualquer professor (de qualquer rede porque a preferência é pela rede municipal, tão só)pode se candidatar (vontade única da administração com o objetivo de assegurar os seus apadrinhados e apaniguados), a verificação acerca da experiência do candidato é exclusiva da administração (Comissão composta exclusivamente por membros no núcleo central e de gestão da Administração Municipal) e, por fim a análise do plano de gestão (etapa eliminatória) também é feita exclusivamente por membros no núcleo central e de gestão da Administração Municipal, ou seja, à comunidade escolar não é dado o direito de discutir qual seria o melhor plano de gestão.

No mais, não há como identificar-se ilegalidades (salvo pela citação do artigo da Constituição Federal e da LDB) na norma e no edital porque eles refletem integralmente a vontade da administração, tão só. 

Prevalece a vontade da administração. Prevalece a prerrogativa de nomeação e exoneração. Prevalece o direcionamento, para não dizer a chibata da administração em determinar como, quando, onde, de que forma e porque deve se posicionar a educação municipal, o que, com todo respeito nada tem a ver com gestão democrática.

Por fim, a título de registro, o item 5.2 do Edital do processo seletivo que se encontra em andamento, assegura, na composição da mesa eleitoral, a participação de “1 (um) representante do Sindicato da Categoria dos Professores”, bem como no item 5.2.1., que este representante do Sindicato da Categoria dos Professores será facultativo

.Em conclusão, o nosso entendimento preliminar é no sentido de que a Lei Municipal de Campos dos Goytacazes nº 8493/2013 e o respetivo edital que deflagra o processo seletivo para preenchimento dos cargos de diretor e vice-diretor de escola em nada contribuem ou fortalecem a gestão democrática, uma vez que tais éditos persistem na prevalência da vontade da administração pública municipal sobre a vontade dos seus administrados, o que não encontra eco ou reflete o Comando inserido no artigo 206, VI da Constituição Federal e no artigo 3º, VIII e artigo 14 da LDB, este que prevê que, “ Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.”

A SMECE encaminhou ofício ao SEPE no dia 27/11, para que indicássemos um nome da direção do SEPE para acompanhar o processo das eleições nas escolas da rede municipal. A Direção deste núcleo entende que não deve avalizar um processo para o qual não foi convidada a participar da sua concepção e do qual discorda em vários aspectos pontuais, não considerando o processo efetivamente democrático. Contudo, o SEPE vai fiscalizar o processo e apoiará as escolas onde as comunidades organizadas necessitem de mobilização para que o respeito a votação seja observado.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Informes da última reunião do Conselho Municipal de Educação

Aconteceu ontem, 27 de novembro, às 9h, reunião do Conselho Municipal de Educação. O SEPE tem assento no CME e trava discussões em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
A seguir alguns informes da reunião.

- FUNDEB: Havia sido convocada para hoje uma reunião com o Conselho do FUNDEB, a conselheira Margarete Almeida, porém enviou atestado médico justificando sua ausência.


-Contratados do processo seletivo simplificado: A secretária apresentou os memorandos justificando que os contratados para vagas reais ficarão até a chamada dos concursados que, segundo ela, se dará no início de dezembro. Disse que haverá outra chamada em janeiro.


-Corte da regência: A secretária diz que o corte não ocorrerá quando o professor apresentar atestado de três dias e nem em caso de licença-maternidade.


- Aprovação da lei que garante psicólogos e assistentes sociais nas escolas: O SEPE inquiriu sobre o novo concurso, a secretária afirmou que não há nenhum concurso previsto e que haveria um impasse judicial em relação aos assistentes sociais.

- Licença-prêmio: Segundo a secretária, a chamada dos novos concursados permitiu a liberação das licenças de quem havia requerido.



-Enquadramento por formação: O prazo para requerer o enquandramento por formação vai até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro.

-O Ministro da educação,Aloizio Mercadante, anunciou a construção de dezessete creches que atualmente funcionam em casas alugadas. Mercadante também garantiu a verba para vinte e sete salas multifuncionais.

-Próximos concursos previstos para 2014:
* Assistente de turma ( formação necessária: ensino médio e curso de auxiliar de enfermagem)
*Inspetor de alunos
*Professor de ensino religioso

SEPE solicita dois representantes de base em comissão do plano de carreira

Conforme decisão da última assembleia, o SEPE enviou ofício à SMECE solicitando a inclusão do nome de dois representantes da base da categoria na Comissão para Avaliação e Revisão do Plano de Cargos e Salários do Magistério.

A secretária negou a inclusão. Abaixo os dois ofícios.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Conheça os detalhes das deliberações da última assembleia do SEPE


A assembleia do SEPE realizada no último dia 13 de novembro, no STAECNOM deliberou sobre várias questões da rede municipal.

A seguir os informes e os detalhes das deliberações votadas e aprovadas pela categoria:

-A luta pela unificação do plano de cargos e salários dos profissionais da educação- funcionários administrativos, merendeiras, porteiros, vigias, assistentes sociais, psicólogos, animadores culturais, inspetores de alunos, etc.- elegendo dois representantes da base para compor  a comissão do SEPE  para participar das reuniões na Secretaria de Educação que discute a revisão do plano. O SEPE já encaminhou ofício com os dois nomes da base indicados na assembleia.

- Ajuizar ação para garantir o cumprimento TOTAL  da Lei 11738/2008, já que em audiência no dia 25 de outubro passado, a Secretária de Educação se comprometeu implementá-la parcialmente até o início do próximo ano letivo.

-Em relação às ameaças que alguns professores estão sofrendo por parte de diretores de escolas em relação ao abono e corte da regência, a reunião ordinária da Câmara de Legislação, Planejamento e Normas e a Câmara do Ensino Fundamental ocorrida no dia 13 de novembro no Conselho Municipal de Educação, a posição do Conselho e da vereadora Auxiliadora Freitas foi de que legalmente o abono está protegido. O corte só ocorrerá quando o professor tirar licença. Encaminhamos no dia 19 de novembro ofício à Secretaria de Educação pedindo esclarecimentos.

- O Departamento jurídico do SEPE está analisando a lei que trata da eleição de direção de escolas para fazer os possíveis questionamentos judiciais.
-Em relação à proposta de piso salarial, o SEPE encaminhou um pedido de estudo ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos) para analisar as perdas salariais dos últimos anos e o aumento salarial para 2014.

-Implementar a Educação do Campo obedecendo os princípios e demandas que o setor requer.
- FUNDEB: O SEPE cobrou no Conselho Municipal de Educação esclarecimentos sobre o FUNDEB  o CME se comprometeu a convocar o Conselho do Fundeb para prestar contas em reunião.

A próxima assembleia está marcada para o dia 11 de dezembro, às 17:30 na sede do SEPE, Edifício Ninho das Águias, 5 º andar, salas 513/514. Telefone 2735-2706.