sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ato leva profissionais da educação às ruas de Campos

Fotos: Ana Paula Motta 




Nesta sexta-feira, 30 de agosto, centrais sindicais de todo o país realizam um dia nacional de paralisação, cobrando pautas como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução do salário, a suspensão dos leilões de petróleo e a não aprovação do PL 4330 sobre a terceirização. 

Em Campos o Movimento Educadores em Luta apoiados pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação paralisaram suas atividades nas escolas e se concentraram na Praça São Salvador a partir das 9 h, onde fizeram um ato público e apresentaram a pauta de reivindicações da categoria.

Depois de mostrar a população o descaso com que a educação é tratada em nosso município, os profissionais da educação fizeram um enterro simbólico da prefeita Rosinha e seguiram em passeata até a porta da prefeitura, no antigo CESEC.

Um forte esquema de segurança foi armado para impedir a entrada de professores e funcionários de escolas no jardim da prefeitura. Um trio elétrico foi estacionado do lado de fora dos portões e os profissionais expuseram suas críticas e angústias do cotidiano das escolas de Campos. Reclamaram da falta de transparência das verbas destinadas à educação especialmente o FUNDEB, exigiram o cumprimento e reformulação do plano de carreira, concurso público, regência de classe e comparam os contracheques com os professores de Macaé.
Foto Fernando Leite



Uma queixa comum a todos é em relação à baixa qualidade da merenda escolar e do material pedagógico da empresa paranaense Expoente, já que ao contrário do que acontece em outras redes de ensino o material didático não é escolhido pelos professores,mas imposto pela Secretaria de Educação. O material escolar básico como lápis, massa plástica e apontadores também é muito ruim.








Uma comissão formada pelo SEPE e pelo Movimento Educadores em Luta foi recebida pela Secretária de Educação, Marinéia Abud e pelo Secretário de Administração, Fábio Ribeiro. Depois de cerca de duas horas de negociação foi acordado que o ponto da paralisação de hoje não seria cortado e o dia de aula seria reposto. Em relação a pauta conjunta a secretária solicitou que a audiência, inicialmente marcada para o dia 12 de setembro com o SEPE fosse remarcada para o dia 23 com uma comissão já que a pauta teve ampliação dos pontos, pois houve uma fusão da pauta do sindicato com a do movimento dos educadores.







A direção do SEPE entende que só se garante as conquistas da categoria com luta e mobilização, já que todas as vitórias aos longos dos anos só foram conseguidas desta forma. O SEPE também repudiou a proposta de eleição com lista tríplice, já que não garante a democracia e a escolha da comunidade escolar que fica refém da escolha do governo.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL É HOJE ÀS 17H NA SEDE DO SEPE-CAMPOS

Lembrando que Assembleia da Rede Municipal convocada pelo Sepe-Campos, é hoje (28/08) às 17h na sede do Sepe (Ed. Ninho das Águias, 5º Andar, sala 513/514).
Na assembleia será discutida a seguinte pauta:
- Reajuste Salarial de 23,5%;
- Eleição direta para diretores;
- Fundeb;
- Educação no Campo;
- Concurso para Funcionários.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

EM ASSEMBLEIA REALIZADA NAS ESCADARIAS DA ALERJ, REDE ESTADUAL DECIDE POR SE MANTER EM GREVE

Milhares de profissionais da Rede estadual de educação participaram na tarde desta terça-feira, 27/08, de uma assembleia nas escadarias da Alerj. Nela, ficou decidida a permanência da greve na Rede Estadual de educação. A próxima assembleia da categoria será realizada no dia 30, sexta-feira, às 14h, em local a confirmar. Após a assembleia, o movimento fará uma passeata pelas ruas do Centro do Rio em defesa da educação. Também na sexta, dia 30, o Sepe participará do "Dia Nacional de Lutas", convocado pelas centrais sindicais.

Mais cedo, os profissionais se concentraram na Cinelândia, de onde foram em passeata até às escadarias da Alerj, local da Assembleia. Estas são as reivindicações da rede estadual:

1 – Reajuste de 28%;

2 – Melhores condições de trabalho;

3 – 30 horas semanais para funcionários;

4 – Democracia nas escolas – eleição para diretor de escola;

5 – Fim do plano de metas e do projeto Certificação;

6 – A derrubada do veto do governador Sérgio Cabral ao artigo do Projeto de Lei 2.200, que garante uma matrícula de professor em apenas uma escola.

Veja como foi a passeata neste vídeo:

Fonte: Sepe RJ

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Assembleia da rede estadual decide manter a greve

Em assembleia realizada no Clube Municipal, na Tijuca, os profissionais das escolas estaduais decidiram pela continuidade da greve da categoria. Mais de mil profissionais das escolas estaduais participaram da plenária, que também decidiu que a próxima assembleia da categoria será realizada na próxima terça-feira (dia 27 de agosto), nas escadarias da Alerj, a partir das 14h. Antes da assembleia, a categoria vai se concentrar a partir do meio dia, na Cinelândia para fazer uma passeata até a Alerj, onde se relizará a nova plenária para discutir os rumos da greve.
Do site do SEPE RJ


A decisão de continuar a greve, iniciada no dia 8 de agosto, se deu porque o governo do estado ainda não avançou no processo de negociação com a categoria e se mantém irredutível na determinação de lançamento de código 30 (falta) para os profissionais que estão fazendo a paralisação, mesmo sem o julgamento da greve na Justiça, o que configura a arbitrariedade da decisão tomada pela SEEDUC para reprimir o movimento. A rede estadual, entre outros pontos, também reivindica a retirada do veto do governador à emenda da categoria no decreto 2.200, que determinava 1 matrícula, 1 escola para os professores; reajuste de 28%; 1/3 para planejamento entre outras reivindicações.

 Na parte da tarde, os profisssionais da rede estadual se dirigirão para a Alerj, onde será realizado ato unificado com os profissionais do município do Rio, profissionais da FAETEC e da UERJ. A rede municipal do Rio também está em greve desde o dia 8 de agosto, com adesão de mais de 80% da categoria e a FAETEC também está paralisada por tempo indeterminado. 

Veja o calendário da greve na rede estadual: quinta-feira (dia 22 de agosto) : 
corrida às escolas sexta-feira (dia 23 de agosto): 
corrida às escolas segunda-feira (dia 26 de agosto): 
assembleias locais e conselho deliberativo no Sepe terça-feira (dia 27 de agosto): 
concentração ao meio dia na Cinelândia para a passeata até a Alerj, onde, a partir das 14h, será realizada a assembleia da rede estadual.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ENCONTRO DE FUNCIONÁRIOS - DIA 23 DE AGOSTO - 9H - IFF CAMPUS CAMPOS-CENTRO

Lembrando... dia 23 de agosto (sexta-feira) tem o XIII Encontro Regional de Funcionários de Escolas da Rede Estadual e Rede Municipal, às 9 da manhã no IFF Campus Campos-Centro (antigo Cefet e Escola Técnica Federal de Campos) localizado na rua Dr. Siqueira 273. A participação de todos é extremamente importante! Pela luta dos trabalhadores!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PREFEITURA TIRA ESPAÇO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DO 29 DE MAIO

Ontem, em visita ao Colégio Municipal 29 de Maio com a intenção de divulgar a assembleia da rede municipal no dia 28 de agosto e encontro de funcionários no dia 23 próximo, Norma Dias da Costa diretora do SEPE Campos, ouviu professores e funcionários que denunciaram que a prefeitura está utilizando parte do pátio da escola para a construção de uma Unidade Básica de Saúde - UBS - com verba destinada pelo Governo Federal (foto 1). 

Fotos Sandre Antunes
Foto 1


 Não existe nenhuma opinião contra a construção da UBS porém, a redução do espaço destinado a atividades recreativas (ensaio de banda, atletismo, vôlei de areia, etc) é que desagrada alunos e profissionais, pois ao redor da escola existem quatro terrenos baldios pertencentes à União (foto 2), um prédio ocioso (foto 3) e uma quadra entre as escolas infantis Dom Helder Câmara e Castelo Branco (foto 4) em franco abandono, sendo portanto, subutilizada, causando sérios problemas aos moradores que por ali circulam. Portanto, já que a mesma não cumpre o seu objetivo, prestaria duas grandes funções à comunidade ao construir a Unidade Básica de Saúde no referido espaço. 
Foto 2

Foto 3 - Ao fundo prédio abandonado

Foto 4


 Foi identificada também, a construção da UBS do Parque Pecuária (foto 5) , localizada a mais ou menos 300 metros do C M 29 de Maio, o que também não significa a não construção da nova unidade. Em entrevista hoje pela manhã a rádio 97 FM , a professora Norma reafirmou que a denúncia é contra a redução do espaço escolar, pois com tantas áreas ao redor que poderiam ser utilizadas para a construção da UBS, não é necessário o uso do terreno do 29 de Maio.
Foto 5

domingo, 11 de agosto de 2013

Boletim da Rede Municipal de Campos

Governo estadual chama o Sepe para negociar

Do site do SEPE RJ

Nesta sexta-feira (dia 9), ao final da tarde, a Secretaria Estadual de Educação entrou em contato com a coordenação do Sepe e chamou o sindicato para uma reunião para discutir as reivindicações da categoria, que entrou em greve nesta quinta, dia 8, juntamente com a rede municipal.

A reunião será com o vice-governador Pezão e com o secretário de Educação, Wilson Risolia, e ocorrerá na segunda, dia 12, às 17h, no Palácio Guanabara.

Atenção: a assembleia do estado será às 14h, no dia 14, na quarta-feira – o local ainda será marcado e divulgado no site e demais informativos do sindicato.

O que a rede estadual reivindica:

1 – Reposição emergencial de 28%;

2 – Derrubada do veto do governador Cabral ao artigo do Projeto de Lei 2.200, que garante uma matrícula de professor em apenas uma escola;

3 – 30 horas semanais para funcionários;

4 – Garantia de retorno dos funcionários administrativos que ainda estão fora das suas escolas;

5 - Democracia nas escolas – eleição para diretor;

6 – Fim da política meritocrática do governo - plano de metas e do projeto Certificação;

7 - Cumprimento da lei do 1/3 da carga horária para planejamento;

8 – Melhores condições de trabalho;

9 - Fora Cabral, Fora Risolia.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Boletim do SEPE Campos-Rede Municipal

Está disponível no link abaixo a versão digital do nosso boletim. Na volta às aulas os profissionais da educação receberão a versão impressa nas escolas.
 Para acessar clique AQUI.